Fios de Pérolas TIC

Um espaço de partilha de reflexões, artigos, tutoriais, recursos , comunicações sobre Educação sobre (e com) as tecnologias.

Arquivo em Junho 23, 2026

Comparação do modelo de digitalização das provas finais do ensino secundário

Partilho esta síntese, que reúne e compara o modelo de digitalização das provas finais do ensino secundário adotado por vários países. O objetivo é meramente descritivo, pelo que não inclui juízos de valor, nem a minha opinião sobre os processos, centrando-se na vertente de digitalização e deixando de fora a realização de exames em suporte e formato digital.

Em Portugal, o processo de digitalização vai ser testado em maior escala este ano, após um ensaio piloto com a prova de Filosofia em 2025. Analisando o que já se conhece do processo para este ano, a vantagem mais evidente e imediata é o facto de os professores corretores já não terem de se deslocar aos Agrupamentos de Exames, evitando longas horas de espera para recolher as provas.
Encontrei algumas questões pertinentes para reflexão. Em Espanha, quando há um pedido de reapreciação da prova:

  • A nota final passa a ser a média entre a primeira e a segunda correção;
  • Se existir uma diferença de dois ou mais pontos entre as duas avaliações, é desencadeada automaticamente uma terceira correção.

Há países nos quais são criados centros para correção de provas, instalados nas Universidades, aos quais os professores se deslocam para fazer o serviço. Efetivamente, o nível de envolvimento das Instituições do Ensino Superior (Universidades e Politécnicos) é uma das maiores diferenças que encontrei.
Quanto à eficácia do processo, fica para depois da experiência.